Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Publicar Anúncio

A nova era da densidade empreendedora e seus impactos

NOVIDADES outubro 25, 2017

É cada vez maior o número de locais que são reconhecidos como berços de inovação e criação de startups. Sillicon Valley, Tel Aviv, Boston e Shenzen são alguns nomes considerados como principais polos para quem busca empreender. E o que eles têm em comum? São regiões com alta densidade empreendedora devido a uma série de fatores, entre eles boa infraestrutura, regulação adequada, e presença de um forte ecossistema composto por investidores, empreendedores, boas universidades, entre outros.

A densidade empreendedora de um determinado local pode ser calculada com uma fórmula matemática simples – número de empreendedores e colaboradores de empresas em rápido crescimento, dividido pelo número de pessoas adultas da região. Esses ambientes não nasceram de um dia para o outro, pois é preciso tempo para desenvolve-los e isso é resultado da combinação de diversos agentes, suas iniciativas e a formação de uma cultura que faz com que as pessoas se tornem mais receptivas para novas ações.

De um lado, podemos destacar a presença dos agentes provedores, que são os investidores, incubadoras/aceleradoras, corporações, universidades e governo. E do outro, a presença dos empreendedores e suas ideias inovadoras. Os agentes corroboram muito para melhorar os resultados locais e atrair novos profissionais, além de ajudar na criação do ecossistema empreendedor por meio de ações desenvolvidas por startups e executivos que ali convivem.

Diferente dos modelos tradicionais, nesse segmento os empreendedores são os responsáveis por toda comunicação que é feita no local. Eles se conectam com os líderes, propõem mudanças e realizam atividades e eventos locais para conectar todos os agentes e pessoas que possuem o mesmo interesse. Porém, é essencial que haja uma conectividade também com as pessoas presentes, pois isso faz com que o local se torne um berço de inovação, traga benefícios para a região e melhore a comunicação, característica preciosa para toda a cadeia.

No Brasil, por exemplo, possuímos alguns locais que se tornaram berço de inovação e criação de startups. Mesmo com pouco envolvimento de alguns agentes, diversas comunidades empreendedoras vêm impactando positivamente suas cidades, atraindo talentos, capital e ajudando os governos a criar condições necessárias para as pessoas empreenderem.

Segundo o último Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor Brasil, São Paulo aparece em primeiro lugar, seguido por Florianópolis. As cidades interioranas de Campinas, Joinville e São José dos Campos também aparecem no ranking.

Por fim, acredito que essas regiões contribuem bastante para o surgimento da densidade empreendedora aqui no Brasil, proporcionando novos negócios, criando empregos e fortalecendo as condições econômicas e sociais. Mesmo com um cenário econômico e político desfavorável, o empreendedorismo brasileiro busca seu espaço e cresce de forma significativa, criando um ecossistema sólido para ser reconhecido internacionalmente por meio de iniciativas inovadoras.

 

Fonte: E-commerce News

Não há Tags

39 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

  • Inbound Marketing é o mais novo aliado das empresas que querem sair da crise econômica

    por em outubro 25, 2017 - 0 Comentários

    Conforme levantamento da eMarketer, empresa especializada em pesquisas envolvendo marketing, o segmento de Marketing Digital deverá apresentar um crescimento de 15%, totalizando US$ 3,36 bilhões investidos, se comparado com o ano anterior. Indo na direção contrária, a companhia diminuiu a estimativa para o avanço do mercado publicitário e compra de mídia de 10,4% para 5,7%. A redução do […]

  • Conheça os principais eventos de startups que vão acontecer nos próximos três meses

    por em outubro 25, 2017 - 0 Comentários

    Uma das formas que os empreendedores têm de se capacitar, realizar networking qualificado e agregar ainda mais conhecimento para a sua empresa, é participar de eventos voltados para o seu ramo de atuação ou que envolva o ecossistema que está inserido. Durante esses acontecimentos é possível ajudar uns aos outros, compartilhar experiências, realizar parcerias, observar […]

  • Valor de mercado da Amazon.com deverá chegar a 1,6 trilhão de dólares até 2024

    por em outubro 25, 2017 - 0 Comentários

    O valor de mercado da Amazon deve mais que triplicar em menos de uma década. Essa é a constatação de um influente analista de Wall Street, que vê o crescimento contínuo do comércio eletrônico como um dos principais catalisadores para esse crescimento. A MKM Partners reiterou a indicação de compra de ações da gigante da […]

  • Impacto da lei de diferenciação de preço no e-commerce e na economia digital

    por em outubro 25, 2017 - 0 Comentários

    Como se não bastasse o enorme número de leis que sofreram alterações ao longo dos últimos anos, que representou impacto suficiente nas atividades do comércio eletrônico, recentemente a medida provisória nº 764/2016, que permitia a aplicação de preços diferentes de acordo com o método de pagamento utilizado, virou lei. Estima-se que todos os setores do […]

  • Cliente fidelizado para aumentar as receitas

    por em outubro 25, 2017 - 0 Comentários

    Toda vez que uma pessoa abre um empreendimento, seja na web ou fora dela, o objetivo principal é conseguir lucros. Independente de qual for a empresa, sempre esse vai ser o motivo para o qual ela abriu o negócio. E para isso acontecer é preciso que ela tenha cada vez mais um cliente fidelizado. Há muitas […]