Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Publicar Anúncio

Entenda porquê a Black Friday pode mudar de data em 2018

NOVIDADES outubro 25, 2017

A Black Friday, que já se estabeleceu como uma das mais importantes do ano para o comércio eletrônico brasileiro, tendo movimentado R$ 2 bilhões em 2016, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e que possui data fixa na última sexta-feira de novembro, pode passar por uma grande mudança em 2018. A possibilidade é que o evento passe a ocorrer em setembro, antecipando em dois meses o período mais aguardado para o varejo on-line.

O motivo informado pelos lojistas como justificativa para a troca é a necessidade de separar as vendas de Natal com as da Black Friday. Como hoje existe uma grande proximidade entre ambos, as lojas acabam perdendo oportunidades e não conseguem trabalhar da melhor forma, precisando fazer uma mescla que pode não ser a melhor opção para os negócios nem para os consumidores. Com a alteração, as ações poderiam ser feitas de forma separada, tornando-as mais atraentes.

Levando em conta o cenário econômico atual, a mudança pode ser promissora, pois introduziria em setembro – mês sem muitas possibilidades devido ao calendário desfavorável –, a maior data do e-commerce nacional, aumentando a quantia de transações do período. Assim, o último trimestre do ano teria outras formas de ser impulsionado, com o Dia das Crianças e o Natal.

Alguns lojistas são contra, pois acreditam que o principal fator que cativa os consumidores é o recebimento do 13º salário, em novembro. Dessa maneira, é possível que os clientes guardem o dinheiro e se programem para a data em seu dia tradicional. Os que são a favor argumentam que o sucesso da Black Friday não é o 13º salário, mas a comunicação proporcionada pelas empresas por meio das mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornal e também as on-line, como Google e Facebook.

Com o impasse, o cenário mais provável é a realização de ambos, com uma Black Friday em setembro e outra em novembro, possibilitando a participação de todos os lojistas interessados. Tal opção pode até ser viável ao consumidor, que terá mais de uma oportunidade para aproveitar os baixos valores oferecidos, mas o risco da data perder a atratividade junto aos consumidores, que, em boa parte, já questionam a credibilidade da data. Uma alteração dessas, desalinhando com a data original americana, pode gerar ainda mais dúvidas na cabeça do cliente final sobre a veracidade da data promocional.

 

Fonte: E-commerce News

Não há Tags

92 visualizações, 2 hoje

  

Links Patrocinados

  • Você sabe quais são as mentiras que os “especialistas” em conversão contam?

    por em Janeiro 21, 2018 - 0 Comentários

    Se você é um empresário, empreendedor digital ou alguém interessado em impedir que “verdades sem fundamento” coloquem o desempenho e a receita do seu negócio em risco, este artigo será perfeito. A ideia aqui é alertar sobre alguns mitos do mundo do Conversion Rate Optimization (CRO), que já caíram por terra, mas que ainda são […]

  • Como anunciar vendas de camisetas na Internet

    por em Janeiro 21, 2018 - 0 Comentários

    Anunciar produtos para a venda não é algo difícil nos dias atuais, qualquer canal na internet pode e faz você conseguir muitos contatos com simples cliques, não é mais necessário gastar com propagandas na televisão, jornal sendo que esses mesmos recursos recorrem a era digital da internet. Banners, site, blog, página em empresas como Mercado […]

  • Empresas devem ficar atentas com as mudanças no Simples Nacional em 2018

    por em Janeiro 21, 2018 - 0 Comentários

    O regime Simples Nacional, programa do governo que reduz a carga tributária e unifica oito impostos em uma única guia, passou por uma reformulação e traz importantes mudanças em 2018. Entre as transformações está o aumento do teto de faturamento das empresas para até R$ 4,8 milhões por ano. O pagamento das alíquotas do Simples […]

  • Confira o passo a passo de como organizar uma reunião online efetiva

    por em Janeiro 21, 2018 - 0 Comentários

    Realizar reuniões de forma remota é uma prática cada vez mais comum para otimizar o tempo que anda cada vez mais precioso. As reuniões virtuais são essenciais para sustentar a colaboração ainda mais se os membros da mesma equipe estiverem em edifícios diferentes ou trabalhando em várias cidades ou países distintos. Uma pesquisa realizada pela […]

  • Confira 5 tendências para empreender no e-commerce em 2018

    por em Janeiro 21, 2018 - 0 Comentários

    O início de um novo ano serve como estímulo para colocar em prática os planos de iniciar um novo negócio. O comércio eletrônico está cada vez mais em alta, mas, na hora de empreender, é fundamental escolher bem o setor em que se irá atuar, considerando não apenas a afinidade pessoal como o potencial de […]