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Pesquisa do Google mostra o que muda no comportamento do consumidor para o Dia dos Pais

| Blog do Guia | julho 17, 2017

 

O brasileiro pode até ser conhecido por deixar as compras para última hora, mas uma característica reveladora é que o consumidor está aprendendo a pesquisar produtos e comparar preços, com muito mais antecedência do que prevê o mercado. Razão para que os empreendedores se preparem o quanto antes para datas importantes como o Dia dos Pais, disponibilizando informações estratégicas na internet com mais antecedência.

Segundo pesquisa inédita do Google, a busca por presentes, com ticket médio mais alto, para o Dia dos Pais já começa a esquentar na segunda semana de julho. Do dia 8 ao 18, o interesse acelera mais de 3% em comparação com a semana anterior sobretudo nas categorias eletro, móveis e smartphones.

Na semana de 23 a 28 de julho, aumenta a busca nas categorias de uso pessoal, com menor valor, como calçados esportivos, bolsas, relógios. Já no início de agosto, aumentam as buscas nas categorias do varejo e os smartphones entram no pico de interesse. Na semana de reta final, 8 a 13 de agosto, os calçados esportivos tomam a frente nas pesquisas do consumidor.

“Nesse período os termos mais procurados pelo consumidor na busca são endereço, telefone, condição de entrega, sapatênis, camisas polos, perfume e produtos de beleza, por isso o ideal é que o empreendedor mantenha dados e números de estoque atualizados”, diz Fernanda Doria, gerente de vendas do Google no Brasil.

Além disso, para alavancar as vendas no período, recomenda-se usar estratégias para captar um volume significativo de novos consumidores interessados na marca e nos seus produtos antes da grande sazonalidade da data. Essa lista pode ser gerada a partir das pessoas que visitaram o site, listas de e-mail marketing e downloads do seu aplicativo. Com base nisso, o foco da comunicação será principalmente nesses consumidores. Dessa maneira, pequenos e médios evitam a disputa com grandes marcas.

Dados de mercado

Dia dos pais ganha relevância dentro do e-commerce

  • Crescimento do faturamento para a data – 2016 12% versus 4% em 2015
  • Representatividade do Dia dos Pais no faturamento anual do e-commerce 12% versus 11% em 2015
  • Principal data do terceiro trimestre, dia dos pais, vem ganhando relevância em comparação com outras datas sazonais. Estima-se que em 2017 o faturamento deve chegar na casa dos R$2bi.

Fonte: Ebit -http://www.profissionaldeecommerce.com.br/dia-dos-pais-2016/

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