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Recomendações para o bom uso do e-mail marketing

| Blog do Guia | junho 18, 2017

 

Os desafios para entregar um email na caixa de entrada são muitos, mas grande parte está nas mãos do remetente, ou seja, a empresa responsável pelas campanhas, e não da ferramenta de disparo de email.

Neste artigo, listei os principais pontos que precisam ser tratados com atenção para que você obtenha sucesso nas suas campanhas de email marketing. Veja:

Adicione ao DNS as regras de SPF, DKIM e CNAME
Usar esses protocolos de autenticação é uma dos processos para seus emails chegarem na caixa de entrada dos usuários. Se você não usar esses protocolos, estará prejudicando sua reputação perante os provedores de email, além disso, há um grande risco de suas mensagens caírem na caixa de SPAM dos destinatários.

Utilize o mesmo domínio, tanto para hospedagem das imagens, quanto para a contabilização de cliques
O Gmail está aplicando um novo filtro anti-phishing. Este filtro pontua as mensagens em HTML, nas quais o domínio da URL de contabilização for diferente da URL de hospedagem das imagens e do domínio do remetente.
Isso significa que se você usar uma URL pra contabilizar os cliques em sua peça de email marketing e essa for diferente da URL das imagens e do email de remetente, isso vai contabilizar de forma negativa. Por isso, para que o Gmail contabilize positivamente, o ideal é que todas as URL’s utilizadas sejam iguais.

Tenha a certeza  de que os emails utilizados nos campos de “remetente” e “responder para” são válidos e que recebem email 100% do tempo e que não tenham respostas automáticas configuradas
Email Marketing é relacionamento e como tal ele irá analisar se você está entregando conteúdo relevante aos destinatários.  Caso o engajamento esteja baixo, ele irá lhe penalizar com a redução da reputação. Lembre-se: Taxa de rejeição tem impacto maior que taxa de ReportSPAM.

Os servidores de DNS que hospedam o domínio não podem estar em blacklists
Ter seu domínio listado em blacklist influencia diretamente na entrega dos seus emails, e, muitas vezes, prejudica sua entrega, fazendo suas mensagens chegarem na caixa de SPAM dos usuários.

Tome cuidado ao enviar email marketing por parceiros
Ao compartilhar seu HTML com parceiros, para que eles façam disparos, você precisa garantir que não há nenhuma referência ao seu domínio e de preferência que ele utilize uma hospedagem de imagens própria. Isso porque o endereço do domínio e caminho das imagens no HTML deve ser o mesmo.

Zere a pontuação do Teste AntiSpam. Principalmente as regras que falam de equilíbrio de HTML
É importante que seu email marketing tenha equilíbrio entre o HTML e as imagens. Se, por exemplo, sua mensagem possuir muitas imagens e poucos códigos de HTML, o teste AntiSpam pontuará seu email de forma negativa.

Evite utilizar o mesmo domínio do email marketing nos emails corporativos
A contaminação de uma maquina com vírus e trojans que enviam mensagens para listas de contatos, pode arruinar a reputação do domínio utilizado para email marketing.

Analise com cuidado as taxas de reclamação de SPAM
As taxas de Spam irão impactar diretamente na reputação dos seus Ips, domínios e URLs utilizados no corpo do email. Quanto maior o número das denúncias, mais seus domínios e IPs serão prejudicados. Essas taxas de reclamações não podem ultrapassar 0,04%.

Não utilize base de terceiros
Usar base de terceiros e/ou comprar listas é um dos maiores erros de quem deseja iniciar o trabalho com email marketing.

O email marketing está em constante transformação! Por isso fique sempre atento aos relatórios das suas campanhas, ao engajamento de seus clientes com sua marca e, sempre tenha uma estratégia para se aproximar dos novos cadastrados. Lembre-se: O bom relacionamento com sua base de emails garante a boa reputação de seus domínios.

Remova da base os emails que não abrem suas mensagens a mais de 120 dias
Os emails que não interagem com sua campanha podem ser spamtrap, ou seja, email armadilha. Além disso, um email que não abre suas campanhas pode inclusive ser um email inválido. O ideal é que os emails inválidos sejam removidos da sua base de contatos o mais rápido possível. Caso isso não seja feito, o envio de mensagens para usuários inexistentes vai prejudicar sua reputação com os provedores de email.

Se inscreva em programas de whitelists e procure certificar seus envios
As Whitelists são  listas de emails, domínios ou endereços IP, previamente aprovados e que, normalmente, não são submetidos aos filtros anti-spam configurados. Para conseguir ter seu domínio ou Ip inserido nestas listas, você deve estar dentro de todas as normas regulamentadoras e seguir as boas práticas.

Return Path faz o email funcionar melhor ao classificar e certificar remetentes de email do mundo todo. A empresa ajuda remetentes de grandes volumes de email a ampliar suas taxas de resposta ao oferecer a solução de entrega. Auxilia fornecedores e administradores de email a bloquear emails indesejados e maliciosos ao fornecer rankings de reputação de IP e outras ferramentas. Em resumo, essas ferramentas e serviços melhoram a experiência do usuário de email ao protegê-lo de spam, phishing e outros abusos.

 

Fonte: https://ecommercenews.com.br/

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