O relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro WebShoppers 39 (referente ao ano de 2018) acabou de sair e trouxe dados sobre o faturamento, ticket médio e número de pedidos dos e-commerces nas datas sazonais mais conhecidas pelos varejistas: Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal. Vamos falar mais sobre cada data neste artigo:
Dia do Consumidor
Abrindo a maratona de datas sazonais tradicionais importantes para o e-commerce, temos o Dia do Consumidor. A data é uma ótima oportunidade para movimentar o primeiro trimestre do ano. Oficialmente, o dia do evento é 15 de março, mas, por questões estratégicas, ele ocorre na quarta-feira da semana do dia 15 (em 2018, o evento aconteceu no dia 14 de março, sendo este o período analisado pelo Ebit).
A data faturou R$219 milhões (o que representou aumento de 8% comparado ao mesmo período do ano passado, que teve faturamento de R$202 milhões) e teve 521 mil pedidos realizados (no ano anterior foram 421 mil pedidos, aumento de 24%). Não é à toa que o Dia do Consumidor vem sendo chamado de “Black Friday do primeiro semestre”.
Dia das Mães
Esse evento é comemorado sempre no segundo domingo de maio (em 2018, aconteceu no dia 13 de maio), mas, para a pesquisa, foram consideradas as movimentações entre 28 de abril de 2018 e 12 de maio de 2018. O Dia das Mães honrou, mais uma vez, o seu título de uma das melhores datas para o e-commerce: faturou R$2,11 bilhões (aumento de 12% em comparação com o ano anterior, que foi R$1,88 bilhões), foram 4,6 milhões de vendas realizadas e teve R$459,00 de ticket médio (alta de 10%).
Dia dos Namorados
Para o Dia dos Namorados (evento que acontece no dia 12 de junho), foram analisados os dados referentes aos dias 28 de maio de 2018 e 11 de junho de 2018. Foram 3,8 milhões de pedidos, faturou R$1,77 bilhões (aumento de 4% em comparação com o ano anterior) e teve ticket médio de R$464,00. Os itens mais procurados são roupas, perfumes, cosméticos, calçados, jantares, etc.
Dia dos Pais
No segundo domingo de agosto temos o Dia dos Pais, outra data maravilhosa para o comércio eletrônico (em 2018, o evento foi dia 12 de agosto). O período analisado foi de 28 de julho de 2018 a 11 de agosto de 2018 e mostrou que o evento faturou R$2,09 bilhões (comparado ao ano anterior, que faturou R$1,94 bilhões, houve uma variação financeira de 8%), teve 5,1 milhões de pedidos (foram 4,2 milhões em 2017, alta de 22%) e ticket médio de R$409,00.
Dia das Crianças
O Dia das Crianças acontece no dia 12 de outubro e, por causa do público-alvo do evento, é uma ótima oportunidade para a venda de brinquedos. Essa data sazonal faturou R$1,82 bilhões (alta de 5% ante os R$1,73 bilhão registrados em 2017), teve 4,5 milhões de pedidos realizados (no ano anterior, foram 4,1 milhões – cresceu 10%) e o ticket médio foi de R$408,00 (foi considerado o período de 27 de setembro de 2018 a 11 de outubro de 2018).